Você está aqui: Página Inicial / EletroAcupuntura

ELETROACUPUNTURA

A eletro acupuntura é baseada nos fundamentos da acupuntura. A técnica utiliza aparelhos de eletroestimulação, que são conectados a agulhas ou eletrodos e transmitem estímulos elétricos para determinados pontos do corpo. O principal objetivo é potencializar efeitos analgésicos e terapêuticos.
A prática de eletro acupuntura aumenta a liberação de neurotransmissores para aliviar dores. Quando realizada por um acupunturista tradicional, que trabalha com a circulação da energia Qi no corpo, é feita uma integração dos preceitos holísticos energéticos com a ciência contemporânea ocidental.
 
QUAL A DIFERENÇA ENTRE ACUPUNTURA E ELETROACUPUNTURA?
 
A eletro acupuntura e a acupuntura são semelhantes na estimulação dos pontos. Entretanto, as técnicas são diferentes na forma em que esses pontos são ativados. Além do uso de correntes elétricas para estimular locais do corpo, a eletro acupuntura utiliza apenas os pontos principais e, quando necessário, usa dois pontos para ligar eletrodos positivos e negativos.
A prática se baseia em conceitos prévios usados na área de reabilitação física a partir da estimulação elétrica. “Seus efeitos se associam à aceleração dos processos de trocas iônicas no nível celular, influenciados pela amplitude da onda e duração do pulso elétrico, isto é a base da eletroterapia” (Cameron, 2003).
A eletro acupuntura possui algumas vantagens em relação à acupuntura tradicional. Por exemplo, sua estimulação é feita através de aparelhos (eletroestimuladores), não é necessário o manuseio de agulhas. Além disso, a qualidade e quantidade de estímulos podem ser reguladas de acordo com o tratamento em questão.
Um dos efeitos mais importantes causados por essa técnica é a aceleração na liberação de componentes que, quando chegam ao sistema nervoso central, estimulam a interação com receptores na indução de um efeito que alivia dores mais intensas. Por isso, a eletro acupuntura pode ser bem mais eficiente no alívio de dores, pois ativa o sistema supressor da dor.
 
QUAIS SÃO OS EFEITOS DO TRATAMENTO?
 
A estimulação elétrica das agulhas de acupuntura faz o corpo resolver problemas por conta própria, uma vez que naturalmente produzimos substâncias que atuam em relação à dor de forma satisfatória. A eletro acupuntura faz essas substâncias agirem de forma mais rápida e melhor. A acupuntura tradicional também causa esse efeito, a diferença é a intensidade e o tempo que são potencializados com a estimulação elétrica.
Os pacientes da eletro acupunturam podem sentir um leve formigamento durante o tratamento, como efeito da corrente elétrica. Caso essa sensação se torne incômoda, o terapeuta pode diminuir a intensidade do estímulo. Da mesma forma que a acupuntura clássica, podem ocorrer pequenos hematomas depois da aplicação das agulhas.
A repetição de estímulos nas terminações nervosas, tanto em pontos superficiais quanto profundos do corpo, afeta as vias dolorosas e promove o alívio imediato da dor. De acordo com especialistas, a eletro acupuntura pode aliviar dores agudas ou crônicas. A repetição do tratamento é extremamente importante para o alcance de melhores resultados.
 
QUAIS SÃO AS CONTRAINDICAÇÕES?
 
Não pode ser usado em pacientes portadores de marcapasso, gestantes, pessoas que tenham epilepsia ou qualquer transtorno de ansiedade mais grave.