Você está aqui: Página Inicial / Acupuntura Sistêmica

ACUPUNTURA SISTÊMICA

A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições orientais. Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos chineses mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre o corpo – os chamados pontos de acupuntura.
Diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças são realizadas, entretanto o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração nos pontos de acupuntura, por meio de agulhas metálicas muito finas e sólidas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.
De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de Yin e Yang, sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.
O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.
 
A acupuntura trabalha nos três níveis de prevenção:
 
  • Antes da doença;
  • Na doença;
  • Na reabilitação do paciente.
 
PARA QUE SERVE?
 
A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor, entre outros. 
A técnica sobrevive há milênios, mostrando benefícios aos indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos e até mesmo dermatológicos.
A acupuntura é especialmente indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores localizadas ou generalizadas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a prática integrativa em conjunto com a medicina moderna. Nos Estados Unidos, foi recomendado apenas no ano passado pelo Instituto Nacional para a Saúde e Excelência Clínica (NICE) como opção de tratamento para dores nas costas pelo sistema público de saúde do país.
 
ACUPUNTURA: PATRIMÔNIO CULTURAL INTANGÍVEL DA HUMANIDADE PELA UNESCO.
 
Na sessão do Comitê Intergovernamental para Garantia Unesco do Patrimônio Cultural Intangível da Humanidade, da UNESCO,  presidido pelo Dr. Jacob Ole Miaron, PhD, CBS, natural do Kenya, em reunião realizada em Nairob, no dia 19 de novembro de 2010, foi aprovada a inclusão da Acupuntura como Patrimônio Cultural  Intangível da Humanidade, nos termos da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, instituída em 17 de outubro de 2003. Sendo assim o exercício podendo ser estendido em várias classes e não exclusivamente médica.